Como Preencher Guia de GPS → 【Confira Aqui】

Como Preencher Guia de GPS

Fique atento ao preenchimento desse Documento!

Aprender como preencher guia de GPS é fundamental para que seu recolhimento mensal seja realizado de forma adequada, evitando problemas futuros.

Afinal, sem o correto recolhimento da guia de GPS, os benefícios previdenciários não estarão garantidos para seu futuro.

Para evitar que erros atrapalhem esse processo importante, iremos te ensinar tudo sobre como preencher guia de GPS.

E se você está com pressa, ou tem uma dúvida específica, esclareça em nossos links diretos sobre como preencher guia de GPS:

Quem precisa aprender a preencher guia GPS?

Antes de mais nada, é importante identificar quais são as pessoas que precisam utilizar a guia GPS, tendo em vista que não é para todos.

Quem presta serviço para pessoa física deve preencher guia de GPS, visando a manutenção dos próprios direitos previdenciários.

Os funcionários de empresas e autônomos usam outra forma de contribuição para o INSS. Portanto, não precisam aprender como preencher guia de GPS.

É fundamental preencher a via com consciência e tendo total atenção ao que está declarando. Tendo em vista que, posteriormente é complicado alterar dados.

Portanto, o ideal é que o contribuinte realmente saiba o que está fazendo ao preencher guia de GPS. Para evitar burocracias desnecessárias junto ao INSS.

Como preencher guia GPS online?

Atualmente, é possível preencher guia de GPS online, dessa forma, fica mais fácil corrigir algum erro que você tenha cometido antes de confirmar o envio.

Além de ser uma forma prática de manter seus deveres com o INSS em dia, sem precisar ir até uma agência física.

O preenchimento requer o acesso de site oficial, para que seja possível inserir seus dados e abrir uma guia de GPS em branco.

No espaço “competência” é para ser informado o mês da contribuição. No espaço “salário de contribuição”, informe qual a sua renda.

É importante declarar corretamente, para que a sua contribuição seja calculada de acordo com a quantia que foi informada por você.

Além disso, informe qual seu tipo de contribuição e a data de pagamento do seu carnê. Posteriormente, basta confirmar e imprimir a guia de GPS.

É importante conferir se existe algum erro antes de imprimir ou após a impressão. Uma vez que, o processo poderá ser refeito corrigindo sua guia.

A guia de GPS só é um documento válido, quando o pagamento for concretizado no banco ou lotérica.

Portanto, é muito importante realizar a análise antes de quitar o valor em aberto. Dessa forma, haverá tempo para correções que sejam necessárias.

Passo a passo de como preencher cada espaço da guia de GPS

Quem opta por preencher guia de GPS manualmente, precisa estar ainda mais atento a cada um dos campos em branco.

Elencamos um passo a passo de como realizar o preenchimento de cada um dos campos em branco, confira!

  1. Nome ou razão social/Fone/Endereço: Nesse espaço, escreva seu nome completo, telefone e endereço completo;
  2. Vencimento: Este espaço é destinado a Previdência. Portanto, deixe em branco;
  3. Código de pagamento: Informe nesta área qual seu tipo de contribuinte. Para isso, coloque o número que correspondente;
  4. Competência: Preencha nesse espaço, o mês e o ano em que está contribuindo, no formato xx/xxxx. Por exemplo, 01/2021;
  5. Identificador: Coloque nesse espaço, o seu número de identificação na Previdência. Pode ser o número do PIS, do Pasep ou seu NIS;
  6. Valor do INSS: Preencha o valor da contribuição desse mês;
  7. O contribuinte individual não precisa preencher os espaços: 7, 8, 9 ou 10;
  8. Espaço 11. Total: Corresponde ao valor total da contribuição. No caso do contribuinte individual, ele repete o que escreveu no espaço seis;
  9. Espaço 12. Autenticação bancária: Esse espaço é destinado ao banco. Deixe em branco.


Seguindo esse passo a passo de como preencher guia de GPS manualmente, será possível manter a sua contribuição mensal em ordem.

Preenchi a guia de GPS errado e agora?

Quem faz o preenchimento da guia de GPS à mão, precisa ter o cuidado de fazê-lo com atenção para evitar erros.

Entretanto, é possível corrigir o documento caso você tenha cometido um equívoco. Coloque a informação correta e risque delicadamente a informação errada.

O ideal é que você leve o documento ao banco e na hora de pagar, se certifique que o funcionário preencheu todos os dados no sistema corretamente.

Afinal, sua rasura pode confundir o colaborador, ocasionando erros na digitação de seus dados. Conferir nesses casos, nunca é demais.

Quando o contribuinte paga uma guia que está com informações erradas, precisa pedir ao INSS a correção.

E esse procedimento é mais burocrático, por isso, o ideal é sempre preencher com a máxima atenção aos detalhes de sua guia.

Códigos usados para preencher guia de GPS

Alguns códigos são necessários para preencher a guia corretamente, os mais comuns, são os seguintes:

Código 1007 é usado para contribuinte individual, autônomos que prestam serviços para pessoa física, recolhem 20% todo mês.

Já o código 1163, é usado por contribuinte individual que presta serviço para pessoa física e recolhe mensalmente 11% do salário mínimo.

O código 1406 é usado pelo contribuinte facultativo mensal, usado para quem é dona de casa, estudante ou está desempregado, mas quer recolher 20% ao mês.

O contribuinte facultativo mensal também pode usar o código 1473 para recolher 11% do salário mínimo mensalmente.

O código 1830 é usado pelo contribuinte facultativo de baixa renda, para quem tem renda familiar mensal de até dois salários mínimos.

Nesse último caso, o contribuinte precisa comprovar a situação financeira previamente ao INSS. Assim, irá recolher apenas 5% sobre o salário mínimo.

Agora que você já aprendeu como preencher a guia corretamente, use essas informações a seu favor, mantendo sua situação regular.

Saiba mais sobre Previdência Social, veja aqui.

Aproveite e COMPARTILHE esse conteúdo com seus amigos, que também precisam aprender como preencher o documento corretamente.

Leia também

Esse site usa cookies Ok Mais detalhes

Termos & Política de Privacidade