Os Benefícios de Jogar Videogame - Ver mais...

Os Benefícios de Jogar Videogame

Os jogos online são passatempos de muitos adultos!

São vários os benefícios de jogar videogame, mas muitos não são conhecidos e é por isso que neste texto vamos pontuá-los. Fique conosco e leia até o fim!

Quando falamos de jogos de vídeo-games não podemos nos prender apenas em games para crianças ou adolescentes porque hoje em dia, jogos online são passatempos de muitos adultos.

Mas, é fato também que os pais têm receio de manter um console em casa por acharem que podem interferir no desempenho escolar do filho.

No entanto, existem benefícios importantes que um bom jogo de videogame pode oferecer, por exemplo, melhora a atenção, aumenta a criatividade e até mesmo é um auxílio para aprendizagem de outro idioma.

O propósito deste texto é exatamente pontuar esses e outros benefícios do videogame para crianças, adolescentes e adultos. Então, leia toda a matéria nos seguintes subtítulos:


Benefícios de jogar video game

Por que há benefícios no jogo de vídeo-game?

Podemos resumir essa pergunta falando da magia do jogo que consegue unir fatos históricos, aventuras épicas e emoção.

Quando você joga Lara Croft, por exemplo, tem a possibilidade de aprender arqueologia através do Playstation.

Outros exemplos de games que misturam realidade e imaginação é o

Assassin’s Creed, pois fatos da vida real com teorias, artefatos, conspiração…, estão nesse jogo.

Company of Heroes é outro clássico e que também foi inspirado em eventos reais, neste caso, a Segunda Guerra Mundial.

Outra febre foi o Fortnite que alcançou 139 milhões de usuários e ameaçou a audiência em conteúdo audiovisual em streaming da Disney, Netflix e HBO.

Enfim, para a sociedade, o universo dos games online é um nicho de mercado maduro, com alta tecnologia e inovações permanentes, superando até mesmo grandes produções Hollydianas.

Veja esse vídeo sobre os benefícios de jogar videogame:


A importância dos jogos de videogame na educação

Jogar vídeo-game com propósito não é perda de tempo. Inclusive essa reportagem da Gazeta do Povo fala dos benefícios dos videogames na educação.

De fato, habilidades e competências podem sim ser ensinadas e aprendidas por crianças e adolescentes através dos jogos.

Em 2018, o periódico Frontiers in Psychology, publicou um estudo de pesquisadores, feito na Itália, pela University of Milan Bicocca, justamente falando dos benefícios dos videogames.

Destacaram, entre outros, as melhoras cognitivas e como os pesquisados eram mais eficientes para processar informações.

Em outro estudo, desta vez realizado nos Estados Unidos e pela Universidade de Rochester, demonstrou que pessoas que jogam videogame regularmente têm mais capacidade de seleção e memorização visual.

É importante mencionar ainda que os games educativos, conhecidos como game-based learning existem os serious games.

São esses também que comprovam os benefícios de jogar videogame para a formação profissional.

Em síntese, são videogames que ajudam na formação de profissionais como policiais, bombeiros, pilotos, entre outros, pois apresentam situações que exigem decisões desses estudantes.

Para os mais pequenos, jogos como o Dragon Box, que ensina geometria e o Spore que ajuda a descobrir mais sobre biologia- são recomendados para uso na educação.

Benefícios do videogame

Quais os benefícios de jogar videogame?

Os benefícios que os jogos de videogame oferecem podem ser percebidos em várias áreas. Entre eles, estão:

Estimula a educação

Na educação, o videogame é um estímulo forte. O estudante demonstra mais vontade para estar nas aulas assimilando com mais propriedade os conteúdos propostos.

Auxiliam para a prática

Os jogos de vídeo-games são ótimos para treinar situações sem exposição ao perigo. Os simuladores de voos, de resgate e de navegação são ótimos para isso.

Aumenta a colaboratividade

Entre os benefícios de jogar videogame estão a formulação de objetivos para o trabalho em equipe.

Particularmente nos games, onde mais jogadores podem participar para cumprir o objetivo em comum, há grande demanda de colaboração e sincronismo, e isso é excelente para a formação de lideranças.

Aumentam a capacidade de lidar com imprevistos

A capacidade de lidar com o imprevisível e ao mesmo tempo o estímulo para criar oportunidades de resolver situações inesperadas, é um benefício que o videogame oferece para jogadores de todas as idades.

Mais criatividade e memória visual

Ao usar a imaginação e desafiado a memorizar, games online ajudam o jogador a lembrar dos detalhes para resolver as fases.

Além disso, de acordo com a Universidade de Pittsburgh, os videogames permitem aos jogadores posições de controle, auxiliando para melhorar sua capacidade para resolver conflitos, e tomar decisões.

Possibilidade de aprender outro idiomas

Sem dúvida, os vídeo-games ajudam na aprendizagem de outros idiomas. Primeiro porque muitos jogos têm instruções em outros idiomas.

Além disso, as salas de bate-papo (chats) também são ambientes para interação em idiomas diferentes.

Quais os cuidados na hora de escolher um videogame?

Quando o assunto é benefícios de jogar videogame no caso de crianças e jovens, ainda enfrentamos algumas desconfianças.

De fato, existe sentido nessa desconfiança, pois, de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS) o Gaming Disorder (transtorno dos jogos eletrônicos), desde 2019, entrou na Classificação Internacional de Doenças e Problemas Relacionados à Saúde.

Então, antes mesmo de liberar o videogame para crianças é importante que os pais ou responsáveis conheçam os melhores games e como estabelecer limites de acesso.

Algumas orientações para manter o cuidado na hora de liberar o videogame para os menores são:

  • Conferir o conteúdo: optar por jogos educativos e não violentos é um bom começo para liberar os consoles para menores;
  • Prefira os videogames colaborativos: jogos compartilhados ajudam na socialização;
  • Pesquise e siga as instruções dos criadores do game: aqui são as regras essenciais como exemplo, a distância certa face x tela, iluminação etc;
  • Limite o tempo: os benefícios de jogar videogame serão maiores com regras claras em relação ao tempo e em qual momento.

Saiba mais sobre o mundo dos games, veja aqui.

Enfim, vimos aqui que existem muitos benefícios para quem joga videogame com consciência e orientação.

Gostou? Lembre-se de compartilhar este texto educativo na sua rede social.

Leia também

Esse site usa cookies Ok Mais detalhes

Termos & Política de Privacidade